Muito próximo da fervilhante cidade de Bangkok, há cerca de 1 hora de carro, duas atrações são imperdíveis para conhecer um pouco mais da cultura e história desse país fascinante: Visitar algum dos mercados flutuantes da região e conhecer a antiga cidade de Ayutthaya. Nos dois locais é possível ir por conta própria, mas as inúmeras agências espalhadas por Bangkok oferecem transporte de van por preços bem atrativos.
MERCADO FLUTUANTE
Barco típico do mercado flutuante de Damnoem Saduak.
Um passeio que vale muito a pena é conhecer algum dos mercados flutuantes da região. Nós visitamos o de Damnoem Saduak, que fica um pouco afastado mas é o maior e o mais famoso da região, por isso atrai centenas de turistas todos os dias.
Eu sempre gostei de frequentar o mercado municipal da minha cidade (Curitiba) e de visitar mercados locais em minhas viagens pelo Brasil afora. Acho que é uma ótima forma de conhecer um pouco mais da cultura local e daqueles que já visitei, esse foi sem dúvidas o mais interessante de todos por ser tão diferente.
Imagine comerciantes vendendo uma infinidade de produtos, de frutas à artesanatos de dentro de seus barcos e você negociando tudo de um outro barco. Sem contar as comidas, feitas nos próprios barcos e consumidas ali mesmo, na beira do rio.
Experimentei uma banana empanada numa crosta de coco que era frita ali mesmo, dentro do barco de uma senhora. A iguaria exalava um aroma tão bom por todo o mercado que tive que provar e acabei repetindo. Uma delícia!
Os barcos são pequenos e conduzidos à remo por estreitos canais. Nas margens dos canais também há pavilhões com mais uma série de produtos. Tem até cobras e outros animais que atraem a atenção de turistas.
Na parte de artesanatos, decoração e vestuário tinha muita coisa linda e dava vontade de comprar tudo. Sou fascinada por lenços e ali tinha um mais bonito que o outro, de todas as cores e tecidos.
Como só estamos começando a viagem e não podemos carregar peso na mochila, tive que me contentar com um único lenço de seda. A seda tailandesa está entre as melhores do mundo e o preço aqui é bem barato.
AYUTTHAYA
Wat Yai Chaya Mongkol, em Ayutthaya.
Ayutthaya é Patrimônio Mundial da Unesco desde 1991. Fica há cerca de duas horas de carro de Bangkok, a uns 70 km de distância, e também é possível ir de trem.
Para quem se interessa por história, a parada é obrigatória e é preciso pelo menos um dia para conhecer o lugar. Nós fizemos um bate e volta saindo de Bangkok e valeu muito a pena.
Ayutthaya foi a antiga capital do antigo Reino de Sião e as estátuas dos budas decapitados espalhadas nas ruínas dos seus diversos templos revelam um pouco do que aconteceu por lá no passado, quando a cidade foi invadida pelos exércitos da Birmânia e a capital teve que ser transferida para Bangkok.
É lá que fica a famosa estátua com a cabeça de um Buda envolto entre as raízes de uma árvore. No entanto, o wat ou templo que mais me chamou a atenção foi o Wat Yai Chaya Mongkol, com imagens do Buda em vestes amarelas.
O lugar é belíssimo e é considerado o coração da meditação na Tailândia, onde acontecem frequentes retiros e práticas. Pela tranquilidade e beleza dos seus monumentos e jardins, eu tive vontade de ficar ali por horas, mas é preciso seguir viagem. Ainda há muito para se ver na Tailândia.